Cuidados de Saúde Primários I

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Cuidados de Saúde Primários I
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[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Carlos Martins
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[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Esta unidade curricular pretende abordar os fundamentos teóricos, práticos, históricos e inovadores no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Medicina Geral e Familiar, de forma a desenvolver nos estudantes aptidões fundamentais para a o desenho de investigação científica e inovação neste campo.
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[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  1. Cuidados de Saúde Primários: história e evolução
  2. Motivos e modelos de consulta
  3. Evolução dos modelos de decisão clínica
  4. Gestão integrada e visão holística do paciente
  5. Gestão da prática clínica
  6. Prevenção quaternária e Overdiagnosis
  7. Investigação aplicada aos Cuidados de Saúde Primários.

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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos programáticos propostos dotarão os estudantes dos conceitos necessários para uma melhor compreensão e aplicação da investigação científica relacionada com os Cuidados de Saúde Primários, modelos de consulta em Medicina Geral e Familiar, modelos de decisão e gestão da prática clínica.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas (incluindo exemplos práticos), exercícios para resolução de problemas práticos em cenários de investigação aplicada, para desenvolvimento de competências.
Avaliação final (exame): o exame versará o conteúdo do programa da unidade curricular sendo constituído por questões de resposta fechada, simples e múltipla e/ou questões abertas de resposta breve, questões de desenvolvimento, exercícios numéricos.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As aulas teóricas serão adequadas para a transmissão dos conceitos teóricos envolvidos, enquanto as aulas teórico-práticas permitirão o desenvolvimento das competências necessárias, bem como o desenvolvimento de uma atitude crítica necessária à integração destas novas competências na prática clínica e na investigação.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Jones R, editor. Oxford textbook of primary medical care. Oxford ; New York: Oxford University Press; 2004. 2p
  • Martins C, Azevedo LF, Santos C, Sá L, Santos P, Couto M, et al. Preventive health services implemented by family physicians in Portugal-a cross-sectional study based on two clinical scenarios. BMJ Open. 2014;4(5):e005162.
  • McWhinney IR, Freeman T. Textbook of family medicine. 3rd ed. Oxford ; New York: Oxford University Press; 2009. 460 p.
  • Martins C, Azevedo LF, Ribeiro O, Sá L, Santos P, Couto L, et al. A Population-Based Nationwide Cross-Sectional Study on Preventive Health Services Utilization in Portugal—What Services (and Frequencies) Are Deemed Necessary by Patients? Sun Q, editor. PLoS ONE. 2013 Nov 21;8(11):e81256.
  • Sousa J, Sardinha, AM, Sanchez JP, Melo M, Ribas, MJ. Os cuidados de saúde primários e a medicina geral e familiar em Portugal. Rev Port Saúde Pública. 2001;2:63–74.
  • Ramos, Victor. (2008). A consulta em 7 passos: VFBM Comunicação, Lda.

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