Indicadores de desempenho em Cuidados de Saúde Primários

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Indicadores de desempenho em Cuidados de Saúde Primários
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[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Maria Luciana Couto
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[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Conhecer o processo de desenvolvimento e implementação dos indicadores de desempenho em contexto de Cuidados de Saúde Primários
  • Conhecer o processo de contratualização em contexto de Cuidados de Saúde Primários
  • Codificação em contexto de Cuidados de Sáude Primários
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[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Indicadores de desempenho no Serviço Nacional de Saúde
  • Indicadores de desempenho usados noutros países
  • Processo de contratualização no Serviço Nacional de Saúde
  • ICPC-2 da teoria à implementação na prática clínica e respectivo potencial para fins de investigação
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos programáticos propostos dotarão os estudantes dos conceitos necessários para uma melhor compreensão e aplicação do sistema de indicadores para avaliação de desempenho no contexto dos Cuidados de Saúde Primários. Neste âmbito, o conhecimento dos indicadores de desempenho utilizados em Portugal e aqueles usados noutros países, bem como o conhecimento dos processos de contratualização e de codificação permitirá o atingimento dos objectivos de aprendizagem propostos.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de exercícios práticos no contexto do uso de indicadores e codificação.
Avaliação final: a avaliação desta unidade curricular será efectuada por teste de escolha múltipla.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As aulas teórico-práticas serão adequadas para a transmissão dos conceitos teóricos envolvidos e ao desenvolvimento das competências necessárias no âmbito do uso de indicadores e codificação. Sendo uma área em que a compreensão da implementação prática da codificação e da avaliação de indicadores é fundamental o treino através dos exercícios práticos será fundamental para o atingimento dos objetivos de aprendizagem.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Melo M, Sousa J. Os Indicadores de Desempenho Contratualizados com as USF: Um ponto da situação no actual momento da Reforma. Rev Port Clin Geral. 2011;27:28–34.
  • Doran T, Kontopantelis E, Reeves D, Sutton M, Ryan AM. Setting performance targets in pay for performance programmes: what can we learn from QOF? BMJ. 2014;348:g1595.
  • Lester H, Campbell S. Developing Quality and Outcomes Framework (QOF) indicators and the concept of ‘QOFability’. Qual Prim Care. 2010;18(2):103–9.
  • Metodologia Contratualização CSP 2015 [Internet]. ACSS; 2014. Available from: http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Metodologia_2015.pdf

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