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[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Desenho de investigação clínica I
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[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Paulo Santos
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[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Investigar é procurar a resposta a uma pergunta.
A investigação em saúde procura dar resposta a um conjunto de questões relacionadas com a saúde, nomeadamente ao nível da prevenção, etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico, tanto a nível do indivíduo, como dos profissionais ou dos sistemas organizativos, que promova a meta eticamente estabelecida de melhoria dos níveis de saúde.
A forma de atingir esta meta passa pela utilização rigorosa de técnicas de investigação. O objetivo desta unidade curricular é a melhoria de conhecimentos em metodologia de investigação, fornecendo treino e capacitando os estudantes para a condução autónoma de um trabalho de investigação. No final do semestre os estudantes deverão demonstrar competência para desenhar um projeto de investigação.
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[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Conteúdos programáticos:
Definição do método científico
Formulação de uma pergunta de investigação
Pesquisa bibliográfica (estratégias e ferramentas, gestão de referências)
Desenho de estudo (tipo de estudos)
Definição de variáveis e hipóteses
Seleção de participantes (amostragem)
Instrumentos de medição de variáveis (Precisão, validade, erros e viéses)
Construção de questionários
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A abordagem, desde a formulação da pergunta de investigação, passando pela revisão bibliográfica, desenho do estudo, até à definição das variáveis e dos respectivos instrumentos de medida são passos fundamentais que permitirão aos estudantes adquirir a competência para desenhar um projeto de investigação. Desta forma os conteúdos programáticos permitirão aos estudantes atingir os objetivos desta unidade curricular.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Após a exposição teórica de cada tópico, os estudantes serão convidados a formar grupos de trabalho para discussão e aprofundamento de matérias, e a realizar exercícios, recorrendo a plataformas digitais de e-learning.
As sessões terão a duração de 2 horas.
Para cada conteúdo programático, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e aptidões, com o objetivo de os capacitar para autonomamente poderem conduzir um projeto de investigação respeitando o rigor metodológico. Proceder-se-á à demonstração de suportes informáticos para resolução de problemas específicos, como a gestão de referências e a estimativa do tamanho amostral, treino na utilização das ferramentas informáticas e analógicas e análise de artigos-exemplo publicados.
A avaliação será distribuída pela ponderação da classificação do exame escrito final de avaliação (70%) e da apresentação de um trabalho na forma escrita (30%).
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A exposição teórica associada ao trabalho prático em grupos através de exercícios e plataformas digitais permitirá aos estudantes o treino efectivo em desenho de projectos de investigação. Estas metodologias de ensino permitirão aos estudantes atingir os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Hulley, S.B. (2007). Designing Clinical Research: Lippincott Williams & Wilkins.
Coutinho, C.P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Almedina.
Oliveira, Elizabeth Real de, & Ferreira, Pedro. (2014). Métodos de Investigação Da Interrogação à Descoberta Científica: Grupo Editorial Vida Económica.
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